O papel do médico do século XXI.

21/02/2017

O papel do médico do século XXI.

A medicina é uma das profissões mais antigas do mundo, porém no último século, foi também a profissão que mais passou e está passando por mudanças.

Com a era da informação, o papel do médico muda, antes o que era considerado como verdade absoluta, principalmente em se tratando de diagnósticos, hoje pode ser facilmente alterado conforme o avanço das tecnologias que ocorrem dia após dia.

Outro quesito é o relacionamento com os pacientes, hoje quase não vemos pacientes que chegam aos consultórios sem antes terem navegado na Web encontrando o diagnóstico da sua patologia, e até o próprio tratamento, não há o que se espantar ao ver um paciente indo a um consultório somente para confirmar o que já encontrou nos meios tecnológicos.

Há de salientar a importância ainda maior do conhecimento técnico dos médicos, que com casos assim, tem o dever de orientar, e informar mais ainda os pacientes, sobre patologias, e diagnósticos. Desta forma, o que se lê e vê na Web não necessariamente é o que de fato precisa ser feito, e o conhecimento é a melhor arma para este tipo de caso.

Por isso cada vez mais os médicos devem estar utilizando até as próprias ferramentas que a tecnologia proporciona para se atualizar, se informar e estarem preparados, para este novo jeito de praticar a medicina em pleno século XXI.

Fonte: Academia Médica